As estratégias de marketing digital têm elevado a maioria dos campos profissionais nos últimos anos, com o objetivo de promover empresas e produtos.
Muitos dentistas encontram dificuldades ao longo do caminho para conseguir novos pacientes e em fidelizar os que já frequentam a sua clínica, a solução para casos como esses, pode ser obtida através do marketing odontológico.
Basicamente, um conjunto de estratégias para impulsionar a sua marca, atrair mais pacientes, e então, aumentar o faturamento do seu negócio.
Nesta postagem, você verá como otimizar o marketing odontológico no seu consultório.
1- Avalie as características do seu público
O primeiro passo para fazer funcionar o marketing odontológico dentro da sua clínica, é entender bem quem forma o seu público, pois o principal objetivo é oferecer a melhor forma de atendimento para eles.
Ao identificar o segmento que mais te favorece, além de dar direcionamento no desempenho do perfil da sua clínica, é de fundamental importância na elaboração das estratégias de marketing.
Afinal, para se comunicar e se relacionar com quem te acompanha é necessário que os conheça primeiro.
Ressaltamos a importância de conhecer bem o seu público e também analisar seus concorrentes, como criar bons conteúdos focados na sua persona e quais técnicas podem te diferenciar no mercado.
2- Foque nos seus diferenciais
Muitos dentistas tentam atender a todos e se dedicam a inúmeros tratamentos em vez de investir apenas em uma especialidade.
É necessário que entenda seu público para que se torne mais fácil criar bons conteúdos que sejam voltados para sua persona, e também entender quais técnicas podem elevar seu diferencial no mercado.
O fato é que, o dentista que identifica e se atenta aos seus diferenciais, ganha muito mais destaque na área onde atua, atraindo maior número de pacientes para sua clínica.
Contudo, uma forma de se destacar é promover o marketing odontológico, use suas melhores habilidades a seu favor, procure inovar cada vez mais, buscando sempre estar em relevância no seu campo de atuação.
3- Conheça sua Concorrência
A competitividade também é necessária para o desenvolvimento do marketing odontológico.
É importante se destacar da concorrência, independente dos procedimentos que você pratica, e assim, avaliar as estratégias dos demais consultórios do mercado.
Entretanto, quando se fala em marketing digital para dentistas, é necessário lembrar que para ganhar destaque na internet é essencial que se tenha originalidade.
Você precisa conhecer o que é trabalhado, analisar a competição e desenvolver a estratégia de marketing digital na odontologia que mais se alinha com as suas metas.
4- Ofereça mais formas de agendamento
É indispensável a possibilidade de outras formas de agendamento, principalmente online, uma das opções viáveis pode ser entre contato via Whatsapp Business, e também através do site da clínica.
A praticidade do atendimento online, faz com que as pessoas se interessem ainda mais pelos seus serviços, funcionando assim, como estratégia para o marketing odontológico.
Realize um atendimento de qualidade e capacite sua secretária para receber bem o paciente, seja pessoalmente ou online. É fundamental que invista em treinamentos para que sua secretária seja capacitada a oferecer um bom atendimento para atingir um alto padrão, quanto melhor for recepcionado seu paciente, mais estará disposto a ser atendido por você.
5- Tenha um planejamento de conteúdo
Para aproveitar o marketing odontológico no meio digital é essencial que se tenha um bom planejamento de conteúdo, para que você possa aplicar temáticas pertinentes.
A produção de conteúdo deve ser bem aproveitada, assim, você consegue ser lembrado e manter um contato agradável com os pacientes.
Sendo assim, torna- se mais fácil definir um plano, consequentemente atuando com mais inteligência com técnicas de estratégias de marketing.
6- Invista na criação de um Site
Ter um site traz muito mais credibilidade para a sua clínica, e para possuir um bom marketing odontológico é necessário investir em um site com um layout bonito, atrativo e que transmita a essência da sua clínica.
A acessibilidade que possui um site, traz facilidade de acesso, isso porque as pessoas querem poder fazer as coisas sem sair de casa, e isso pode favorecer a comunicação e contato com seus clientes.
7- Se relacione com o seu público através das redes
Criar uma conexão com seus pacientes aumenta a confiança nos serviços que você oferece. Para que isso aconteça, seja ativo nas redes sociais, o desempenho do marketing odontológico tem ligação direta com o vínculo que você desenvolve com seu público através das mídias sociais.
Experimente falar sobre os benefícios dos serviços ofertados em seu consultório, acrescente um pouco do seu dia a dia na clínica, dê dicas e esclareça dúvidas sobre algum procedimento, fale sobre o acompanhamento e pós-tratamento de alguns pacientes.
Assim você proporciona uma relação mais dinâmica, que é exatamente o que as pessoas esperam.
Um bom marketing digital hoje é o que faz o negócio dar certo, e a Doctor SA possui expertises quando se trata de marketing odontológico com o potencial de alavancar a sua carreira.